A Cooperativa do Saber

Em 1994 o movimento estudantil da Unicamp discutia um projeto polêmico e muito interessante proposto pela gestão do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da época: a criação de um Cursinho Alternativo. Foi um ano de muita discussão, divergências, boas ideias até que, em 1995, foi fundado o Curso Pré-Vestibular DCE-Unicamp com dois grandes objetivos: democratizar o acesso à Universidade Pública para os estudantes e servir de espaço de capacitação docente aos alunos da UNICAMP.

De 1995 até hoje, a Cooperativa do Saber já passou por várias mudanças. Nossa estrutura cresceu: são aproximadamente 1000 alunos por ano e cerca de 50 professores. Apesar desse crescimento, não perdemos o foco de nossas atividades: contribuir para que o aluno construa o conhecimento e ingresse em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade: um direito de todo cidadão. 

A Cooperativa do Saber é uma instituição de ensino sem financiamento externo, ou seja, autossustentável. Os nossos professores são cooperados ou em processo de cooperação. Por termos esta personalidade jurídica e querermos apresentar uma proposta democrática de gestão empresarial, possuímos uma estrutura organizacional horizontal dividida em dois grandes grupos: administrativo e pedagógico.

Esta estrutura permite, pois, que todos os professores possam participar efetivamente da administração da Cooperativa, sendo cotidianamente responsáveis pelo seu bom andamento.