top of page
Foto do escritorAnalie Peligrinelli

Maratona de Vestibulares: Primeira Fase da Fuvest e Unesp Chega com Tudo

professor Peterson Carvalho de Física, tirando dúvida de aluno.

Umasemana depois do fim da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora do principal vestibular do Estado de São Paulo: a primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), será realizada neste domingo, dia 17, em Campinas e outras cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, além da capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Já a primeira fase do vestibular para entrar na Universidade Estadual Paulista (Unesp) começará hoje, dia 15.


A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas pelas principais disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Neste ano, 107.330 candidatos se inscreveram, incluindo 11.213 pessoas na modalidade de treinamento, ou seja, que ainda não concluíram o Ensino Médio. Semestre grupo, o número total é de 96.117 pessoas. São 8.147 vagas disponíveis, 4.888 delas para ampla concorrência, 2.053 para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 para candidatos vindos de escolas públicas autodeclarados negros, de cor preta ou parda, e indígenas.


Segundo a Fuvest, todos os candidatos inscritos no vestibular da USP tiveram acesso, desde às 12h do último dia 1º de novembro, às informações dos respectivos locais de prova. A segunda fase da Fuvest está prevista para acontecer nos dias 15 e16dedezembrocomquestões discursivas. O número de perguntas varia para cada área pretendida. Os estudantes farão a Redação no primeiro dia de prova (15).


Alguns cursos, como Música, por exemplo, terão ainda provas de competências específicas entre os dias 9 de dezembro e 9 de janeiro de 2025, dependendo de cada carreira. A divulgação dos aprovados está prevista para acontecer no dia 24 de janeiro do próximo ano.


UNESP

A partir das 14h de hoje, dia 15, é realizada a aplicação da primeira fase do Vestibular 2025 da Unesp. No total, são 64.834 inscritos para 6.596 vagas em cursos de 24 cidades de todas as regiões do Estado. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).


Já a segunda fase vai acontecer nos dias 8 e 9 de dezembro em 35 cidades, em 31 municípios do Estado de São Paulo e Brasília-DF, Campo Grande MS, Curitiba-PR e Uberlândia MG. A segunda etapa terá 36 questões discursivas no total e uma redação em gênero dissertativo. No primeiro dia vão ser 24 perguntas, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática). Já na segunda data, vão ser 12 questões Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas no vestibular da Unesp: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas(História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática); segunda fase será nos dias 8 e 9 de dezembro


ENSINO SUPERIOR

Maratona de vestibulares continua com 1ª fase da Unesp hoje e da Fuvest no domingo São 64.834 inscritos para 6.596 vagas disponibilizadas pela Universidade Estadual Paulista; segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro Primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas pelas principais disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e a Redação.


Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp, responsável pela seleção. A Unesp aplicará pelo terceiro ano a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).


ORIENTAÇÕES

Guilherme Rodrigues é professor há mais de 15 anos na região de Campinas, além de ser doutor em educação pela Unicamp e aluno do pós-doutorado na USP. Ele afirmou que neste momento existem os estudantes que conseguiram se preparar para os vestibulares e aqueles que não conseguiram. Porém, segundo o especialista, o fato é que ninguém consegue estudar tudo. “São conhecimentos muito diversos e muito específicos ao mesmo tempo. Ninguém consegue estudar tudo isso em um sentido profundo. Eu sempre digo aos alunos que a gente faz escolhas. Temos de aprender a abrir mão de certas coisas e estudar aquilo que a gente consegue aprofundar e ir melhor.”


O professor Guilherme analisou os cuidados necessários com a saúde mental por parte de cada candidato que fará os vestibulares. “O momento da prova exige do aluno certo nível de resignação mental para que ele seja capaz de passar por esse momento, que é um momento de sofrimento. A saúde mental é uma questão-chave para fazer essas provas. Infelizmente, porém, sabemos que a juventude passa por uma crise na saúde mental. É necessário o acompanhamento da família, dos amigos e que esses alunos façam atividades físicas, que conversem de forma cotidiana com os colegas, enfim, que tenham o apoio da sociedade de uma maneira geral.”


Algumas dicas são essenciais para chegar no dia da prova bem preparado. A primeira é evitar revisar todo o conteúdo na véspera das provas. Nos dias que antecedem os testes, é necessário procurar relaxar. Fazer alguma atividade física ajuda. Sair com os amigos, não beber, e ter uma atividade mais lúdica e tranquila é outra boa opção.


Treinar antecipadamente as rotas para chegar aos locais de aplicação dos vestibulares é outro ponto interessante de preparação, para ver mais ou menos quanto tempo é gasto para o deslocamento, especialmente se a pessoa estiver de ônibus ou precisar usar um transporte via aplicativo. Aos finais de semana, os horários de ônibus são diferentes, algo essencial para se atentar. A recomendação é, se possível, sair bem antes do horário de aplicação das provas para evitar estresses desnecessários, como congestionamentos.


Em relação ao que levar para os locais de prova, o ideal é ter consigo uma caneta esferográfica da cor especificada em cada edital de vestibular, além de verificar se está liberada a entrada com régua, transferidor, compasso, lápis, borracha e qual é o meio mais adequado de levar esses materiais para a prova.


Link da matéria original:



5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page